#navbar-iframe { height: 0px; visibility: hidden; display: none;}

sexta-feira, 25 de maio de 2007

Cultivo da cana pode por em risco o meio ambiente

Escrito por Clarisse às 13:09:00

O Ministério do Meio Ambiente encomendou a 200 pesquisadores de diversas Universidades do Brasil, um estudo sobre o impacto biológico do cultivo da cana. O país está entrando no mundo dos biocombustíveis como alternativa aos combustíveis fósseis, responsáveis por grande parte das emissões de gases do efeito estufa, para isso é preciso expandir o cultivo da cana-de-açúcar para produção do etanol.

Com o seu cultivo, o cerrado dever ser o bioma mais impactado por essa possível expansão. O estudo encomendado concluiu que da extensão total de aproximadamente 2 milhões de quilômetros quadrados ocupada por essa formação vegetal, 19,7% são considerados áreas de extrema importância biológica, e 70% dessas regiões corresponde exatamente aos locais onde a cana encontra condições ideais de cultivo.

O aumento da produção de cana de forma impensada provocaria efeitos indiretos sobre a biodiversidade: empurraria as plantações de soja e a pecuária para áreas florestadas (inclusive na Amazônia) e provocaria o surgimento de cidades desordenadas.

1 Comentários:

Blogger Ju disse...

Mto mais fácil seria otimizar a produção do cultivo de cana, nas fazendas já produtoras, não??????????
Quanto desperdício... me revolta!!!!!!!!!!
Boa queixa Clá!

Bjinho

27 de maio de 2007 às 18:43

 

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial