"Lei dos Panfletos"
Escrito por Ju às 14:36:00

O texto de hoje foi inspirado pelo meu Pai. Ele não é ecologista e também não é associado a nenhuma ONG Ambiental. Mas é aquele tipo de pessoa que faz de tudo pra colaborar com a reciclagem.
Lá na minha cidade já existe coleta seletiva há alguns anos, mas não atende à toda a cidade (apesar da pequena extensão!).
Por isso meu pai junta latinhas; separa, lava e guarda as caixinhas de leite, garrafas pet e todo material reciclável que descartamos em casa. Depois ele leva tudo à uma ONG chamada "Ser Solidário". Essa organização desenvolve vários projetos educacionais e, para gerar renda, revende, recicla ou reutiliza os materiais doados pelo meu pai e por todos as outras pessoas que dedicam essa pequenina atenção "solidária".
Isso me fez pesquisar sobre os projetos de reciclagem de São João, onde encontrei: no dia 1º de Abril, a Câmara de Vereadores aprovou uma lei que obriga aos produtores de panfletos publicitários inserirem em seus materiais a frase "material reciclável; não jogue este material em via pública".
Os produtores têm 60 dias para se adequar a nova lei. Os infratores serão multados em R$ 500,00. Em caso de reincidência, a multa será de R$ 1.000,00.
Acredito ser essa uma boa iniciativa para reduzir a quantidade de lixo acumulado nas vias públicas; já que essa é uma das grandes causas contribuidoras das enchentes, principalmente aqui, na capital paulista.
7 Comentários:
Seria uma boa se essa lei também existisse nas demais cidades né?!
beijos,
Jô
24 de abril de 2007 às 15:27
S. João é uma cidade da hora, onde uma lei como essa tem mais chance de dar certo. Por que aqui em S. Paulo não adiantaria muito:
Paulistano não sabe nem concordar verbo, imagina ler e obedecer uma frase como essas. Duvidam? Basta vcs pegarem uns folhetos nas ruas e procurarem a seguinte frase:
"Cidade limpa, povo civilizado". Como são paulo é suja, o povo não é nada civilizado, apenas mal humorado...
parabéns pro seu pai hein Ju, ele é o cara...
24 de abril de 2007 às 17:35
Gostei do seu tópico, assim como os outros, fala sobre temas importantes de nossas vidas aos quais deveríamos dar mais atenção!
Muito bom!
24 de abril de 2007 às 20:49
Minha mãe também é uma grande recicladora de lixo, rs!
Sorte nossa, Ju. Sorte de São João e quem sabe um dia, das outras cidades também?
Um beijo!
25 de abril de 2007 às 07:55
Ju, lindo texto!! E o começo então, jornalismo literário. Isso é bacana viu, reciclagem é uma coisa tão fácil mas a às vezes a gente não faz por pura preguiça msm. Parabéns para o seu pai, se todo mundo reservasse um tempo para deixar dois lixos em casa, o organico e o reciclável, a quantidade de material reciclável seria muito maior. Falta consciência.
Parabéns juju! Da sua fã!
25 de abril de 2007 às 08:23
Na minha casa, assim como no resto dos aptos do meu prédio, tbm usam o mecanismo da reciclagem para contribuir com o meio ambiente. Só não sei se é por obrigação ou por conscientização msm, mas oq vale msm é a intenção. No meu caso é por conscientização e por vergonha, já q faço isso há apenas alguns anos e não a minha vida toda.
Parabéns JuJu
25 de abril de 2007 às 15:46
Obrigado Clá..pelo coments...e não sei se vc viu mas eu deixei um link do blog de vcs no meu,.....
Bjus!
Continuem com as matérias...São bem interessantes!
|BJus!
25 de abril de 2007 às 16:05
Postar um comentário
Assinar Postar comentários [Atom]
<< Página inicial