Biocombustível: muito além do álcool
Escrito por Ju às 13:29:00

Desde 2004 o Governo Federal em parceria com a Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz" - ESALQ/USP, em Piracicaba, incentiva a produção de novos métodos para obter energia à partir de combustíveis de origem vegetal, como cana-de-açúcar, óleos de madeira, derivados de leite ou até mesmo de gordura animal.
Esforços "acadêmicos" são responsáveis desde então pelo Pólo Nacional do Biocombustível, que agrega todos os trabalhos relativos à produção no ramo.
No Brasil o mais utilizado dos combustíveis vegetais é o álcool. Ainda assim, a produção desse danifica o meio ambiente: a queimada da cana-de-açúcar para posterior colheita favorece ao aumento do efeito estufa.
Porém, em alguns locais já há estudos sobre a utilização da palhada da cana, que permite a sua utilização como energia sem a necessidade da queima.
Porém, em alguns locais já há estudos sobre a utilização da palhada da cana, que permite a sua utilização como energia sem a necessidade da queima.
A iniciativa governamental com o Pólo Nacional do Biocombustível pode promover não só ambientalmente o país, mas também economicamente, já que necessita de grande quantidade de mão-de-obra no campo, para a produção das matérias-primas, além de potencializar a exportação de energia renovável no país e incentivar o desenvolvimento tecnológico agrícola.
Para saber mais: http://www.ipef.br/tecprodutos/biocombustivel.asp
1 Comentários:
O BRASIL TEM CAPACIDADE DE CRIAR SEU PRÓRPIO COMBUSTÍVEL!!!
SOMOS DO CARALHO!!
ALGUÉM QUE BIO-COMBUSTÍVEL???
VEM COMPRAR MALUCO, AQUI NÃO É DE GRAÇA NÃO!!
VAMOS CRESCER COM PRODUTOS QUE VÃO MELHORAR O MEIO AMBIENTE!!!!!!!!!!1
ORGULHOOOOOOOOOOOOOOOOOO
CHUPA BUSH!
23 de abril de 2007 às 14:04
Postar um comentário
Assinar Postar comentários [Atom]
<< Página inicial