#navbar-iframe { height: 0px; visibility: hidden; display: none;}

terça-feira, 27 de março de 2007

Vassoura Ecológica

Escrito por Ju às 22:15:00


Têm aparentado ser grande os esforços da população para garantir uma vida mais saudável e segura à próxima geração. Diversos programas de educação ambiental estão alastrados por esse Brasil afora, garantindo, dessa forma, manter por mais tempo vivo nosso meio ambiente que já tanto deterioramos.
Uma iniciativa interessante é a fabricação de vassouras com cerdas feitas de fios de garrafas pet. A fabricação pode ser caseira, poupando os gastos domésticos com a compra desse artifício tão comum à limpeza do lar. Porém, já existem cooperativas especializadas na produção das vassouras de pet.
A catarinense Universidade Vale do Itajaí, desenvolve um programa de fortalecimento de grupos comunitários, dando subsídios à implantação de uma fábrica desse tipo de vassoura na região. Quando utilizado maquinário de produção em larga escala, a margem de fabricação é de mil e quinhentas vassouras por dia.
Se pensarmos que uma garrafa plástica demora quatrocentos e cinquenta anos para se decompor, e cada vassoura ecológica utiliza dezoito garrafas na sua fabricação, a bem-feitoria realizada ao meio ambiente ganha proporções gigantes!
Além do lucro ao meio ambiente, essa prática também disponibiliza um grande aprendizado às comunidades envolvidas, criando capacitação aos trabalhadores das cooperativas envolvidas e fornecendo uma expectativa de melhora na qualidade de vida desses cidadãos. Muito mais importante do que “dar o peixe, é ensinar a pescar!”.
Para aprender a fazer a vassoura clique aqui.

3 Comentários:

Blogger Pseudocult disse...

tem que ser assim mesmo, alias, ja era pra ser assim faz tempo!!

28 de março de 2007 às 14:00

 
Blogger Taj Mahal disse...

Conhecam o blog mais esperto e interessante dos ultimos minutos: www.blogdotaj.blogspot.com

Bjos Franca

29 de março de 2007 às 12:14

 
Blogger Cris disse...

gostaría de saber qual é a maquinaria e os preços de fabricaçao a larga escala.
Cris

19 de junho de 2007 às 17:18

 

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial