#navbar-iframe { height: 0px; visibility: hidden; display: none;}

segunda-feira, 27 de agosto de 2007

Fuga dos poluidores

Escrito por Clarisse às 16:12:00


A última edição da Revista da Folha reflete bem a invasão verde que estamos presenciando. A revista dedicou a matéria principal aos neutralizadores de CO2 e o colunista Sérgio Dávila descreveu simplificadamente o "boom das sacolas de lona".


Neutralizadores de CO2: Um concerto da Madonna, uma festa de casamento, uma corrida de táxi. Eventos que colaboram com a destruição da camada de ozônio, pois os processos envolvidos implicam na emissão de carbono no ar. Para neutralizar a culpa, os poluidores partem para o prático: plantam uma árvore. Há várias maneiras de se fazer isso, o site Carbono Neutro (http://www.carbononeutro.com.br/) calcula a quantidade de carbono emitido e converte em mudas de árvores. É claro que a medida não é instântanea, demora 30 anos para a muda virar uma árvore apta para compensar o carbono, mas os resultados com certeza serão vistos pelos nossos filhos.


Sacolas de lona: Sérgio Dávila faz uma crítica irônica à "onda verde", na sua coluna América. Ele relata que os seguidores dessa onda não são mais motivados pela consciência, mas sim pela vergonha. As pessoas são tão induzidas a se converteram à esse estilo de vida, que mais parece uma crença, que o único intuito é de fazer parte da massa. Empresas, produtos, mídia, celebridades, políticos, todos levantam a bandeira verde agora. O que por um lado é bom, cada um faz a sua parte, mas por outro não, já que valoriza ainda mais o consumismo e maqueia o real problema do disperdício.


terça-feira, 21 de agosto de 2007

Manual de Negócios Sustentáveis

Escrito por Ju às 16:04:00


A editora Publifolha lançou em junho o "Manual de Negócios Sustentáveis", de Regina Scharf e Roberto Smeraldi.

O livro contém um caderno do professor e jornalista Rubens Mazon, especialista em temas do desenvolvimento e alia rentabilidade nos negócios com a preocupação ambiental.

É dividido em temas como produtos florestais, produção mais limpa, investimentos socialmente responsáveis, finanças, turismo, consumo entre outros, facilitando, dessa forma, a busca específica de algum assunto pelo leitor.

terça-feira, 14 de agosto de 2007

Pantanal para sempre

Escrito por Ju às 21:47:00


Desde 1998, a WWF Brasil promove uma campanha de preservação do Pantanal, cujo nome é "Pantanal para sempre".

O objetivo do projeto é a preservação do bioma por meio de unidades de conservação, incentivo a atividades econômicas, preservação das espécies típicas da região e implementação do desenvolvimento sustentável.

O programa possui parcerias com os governos municipais e estaduais do Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, proprietários e empresários da região, além de universidades, ONGs, WWF Bolívia e Paraguay e Fundação DesdeElChaco (Paraguai).


Para mais informações, acesse o link WWF Brasil ao lado direito dessa página.

quinta-feira, 9 de agosto de 2007

Preocupação com meio ambiente cresceu nos últimos anos

Escrito por Lu Serejo às 17:44:00

Uma pesquisa de opinião com 26,4 mil usuários da internet em 47 países, feita pelo Instituto para Mudança Ambiental da Universidade de Oxford, no Reino Unido, e pela consultoria Nielsen Europe" revela que a população mundial tem se preocupado cada vez mais com a preservação do meio ambiente e querem que os governos limitem a emissão de gases estufa.
"Para 16% dos entrevistados, a mudança climática é uma "grande preocupação". O número era apenas 7% em um levantamento feito em outubro de 2006. O Brasil é um dos dez países cuja população mais se importa com o tema".

É isso aí, gente! Já é um bom começo. Se todos se preocuparem com a preservação, o mundo tem chances de melhorar.

terça-feira, 7 de agosto de 2007

Agentes Ambientais Voluntários

Escrito por Ju às 17:14:00


Desde 2003 o IBAMA, em parceria com o Ministério Público, ministra cursos para voluntários à preservação do meio ambiente no Amazonas.

Até hoje foram realizados 35 cursos, com duração média de 45 horas cada um. Durante o curso, os participantes "discutem seus direitos e deveres e a importância de consolidar uma cultura de participação e organização social que as impulsione para o desenvolvimento de projetos de melhoria da qualidade de vida, associada à conservação ambiental." (www.ibama.gov.br)

O IBAMA já capacitou 453 Agentes Ambientais Voluntários nas Unidades de Conservação do Amazonas.