#navbar-iframe { height: 0px; visibility: hidden; display: none;}

segunda-feira, 30 de abril de 2007

Ministério do Meio Ambiente assina documento que ajuda na preservação do planeta

Escrito por Lu Serejo às 22:19:00

Hoje, 30 de abril, a ministra do Meio Ambiente Marina Silva assinou em Brasília um acordo de divulgação dos princípios éticos da Carta Terra.
Este é um documento mundial onde todos os países se comprometem com o desenvolvimento sustentável e a preservação do planeta.
O acordo é uma novidade perante à Carta da Terra Internacional juntamente com o Conselho de Defesa dos Direitos Humanos do Rio de Janeiro (CDDH-RJ).
Como diz Leonardo Boff, um dos autores da Carta Terra, "Representa um ponto de cristalização do que já vinha acontecendo no Ministério do Meio Ambiente (...) Esse acordo reforça o comprometimento".
Agora que o governo do nosso país tomou uma bela iniciativa, resta a nós, cidadãos, nos comprometermos da mesma maneira, com a preservação do ambiente.

domingo, 29 de abril de 2007

A moeda água

Escrito por Clarisse às 17:15:00

Como havia prometido no último post: a água!
O Brasil é o país mais rico do planeta. Se levarmos em conta que a água é o bem mais precioso e em falta no mundo, e possuímos 13,7% da água doce da Terra, sem contar no Pantanal, a maior área úmida continental do mundo. Atualmente a água é a moeda mais temida pelos economistas, polítcos e ativistas.
A sua escassez afeta a vida de todos, as atividades econômicas e até a geração de energia elétrica. Como qualquer outro recurso natural esgotável, a água é utilizada de forma irresponsável pelos seres humanos. Despreocupação, exploração, má destribuição e poluição são alguns dos “ãos” que agravam o problema que futuramente trará conseqüências gravíssimas, a falta de água usável.
Pensando nisso, a organização não-governamental WWF-Brasil criou o Programa Água para a Vida em 2001, que tem como objetivo fortalecer as instituições públicas e privadas na busca de alternativas para os problemas relacionados à água no país.
O Greenpeace também faz sua parte ao divulgar na mídia a campanha Respire Fundo. Um vídeo de um minuto e meio que foca a importância dos oceanos, nada é dito no filme, basta respirar fundo.

Assista:

Instituto Ethos

Escrito por Ju às 10:05:00


O Instituto Ethos é uma Organização Não-Governamental que incentiva e auxilia o desenvolvimento da responsabilidade social às empresas cadastradas.
Possui um conselho de avaliação de projetos inscritos para receber os prêmios que o próprio Instituto oferece. Dentre eles está o Prêmio Ethos-Valor, "é um concurso para estudantes universitários sobre responsabilidade social empresarial e desenvolvimento sustentável. Lançado em 2000, premia os melhores trabalhos de graduação e pós-graduação de todo país."
(www.uniethos.org.br/gestaoestrategica)

Para saber mais sobre os prêmios e ações do Instituto Ethos, acesse: www.uniethos.org.br

O Uso Consciente obteve a permissão do Instituto Ethos para linkar esse site diretamente ao blog.

sábado, 28 de abril de 2007

Que tal reconstruir o planeta?

Escrito por Jô às 13:08:00

Este filme da campanha do Greenpeace é um pedido de ajuda urgente ao planeta em que vivemos. Nele, as imagens reais de tormentas e tragédias causadas pelo clima servem como um alerta a população para que se mobilize e tome alguma atitude antes que seja tarde demais.
O comercial da AlmapBBDO ao som de My Way (Frank Sinatra) faz a seguinte pergunta ao espectador: “Lembra quando sua geração sonhava em mudar o mundo?” e a resposta que dá é: “Parabéns, vocês conseguiram”.
Assista aqui ao novo comercial:

sexta-feira, 27 de abril de 2007

A Amazônia da vez

Escrito por Clarisse às 14:37:00


Tive que arquivar o “problema das águas” ao receber um e-mail essa semana. Era uma corrente, não costumo lê-las, porém, essa chamou muito a minha atenção. Um assunto presente, mas tratado de uma perspectiva bem mais realista do que normalmente. Um jovem americano ousou questionar a internacionalização da Amazônia por uma visão humanista, a do ex-ministro da educação e atual senador Cristóvão Buarque durante um debate numa universidade, nos Estados Unidos. Sua resposta foi impressionante e, realmente, humanista:

“De fato, como brasileiro eu simplesmente falaria contra a internacionalização da Amazônia. Por mais que nossos governos não tenham o devido cuidado com esse patrimônio, ele é nosso.
Como humanista, sentindo o risco da degradação ambiental que sofre a Amazônia, podia imaginar a sua internacionalização, como também de tudo o mais que tem importância para a Humanidade.
Se a Amazônia, sob uma ótica humanista, deve ser internacionalizada, internacionalizemos também as reservas de petróleo do mundo inteiro. O petróleo é tão importante para o bem-estar da humanidade quanto a Amazônia para o nosso futuro. Apesar disso, os donos das reservas sentem-se no direito de aumentar ou diminuir a extração de petróleo e subir ou não o seu preço. Da mesma forma, o capital financeiro dos países ricos deveria ser internacionalizado. Se a Amazônia é uma reserva para todos os seres humanos, ela não pode ser queimada pela vontade de um dono, ou de um país. Queimar a Amazônia é tão grave quanto o desemprego provocado pelas decisões arbitrárias dos especuladores globais. Não podemos deixar que as reservas financeiras sirvam para queimar países inteiros na volúpia da especulação.
Antes mesmo da Amazônia, eu gostaria de ver a internacionalização de todos os grandes museus do mundo. O Louvre não deve pertencer apenas à França. Cada museu do mundo é guardião das mais belas peças produzidas pelo gênio humano. Não se pode deixar esse patrimônio cultural, como o patrimônio natural amazônico, seja manipulado e destruído pelo gosto de um proprietário ou de um país. Não faz muito, um milionário japonês, decidiu enterrar com ele um quadro de um grande mestre. Antes disso, aquele quadro deveria ter sido internacionalizado.
Durante esse encontro, as Nações Unidas reúnem o Fórum do Milênio, mas alguns presidentes de países tiveram dificuldades em comparecer por constrangimentos na fronteira dos EUA. Por isso, eu acho que Nova York, como sede das Nações Unidas, deveria ser internacionalizada. Pelo menos Manhatan deveria pertencer a toda a Humanidade. Assim como Paris, Veneza, Roma, Londres, Rio de Janeiro, Brasília, Recife, cada cidade, com sua beleza especifica, sua história do mundo, deveria pertencer ao mundo inteiro.
Se os EUA querem internacionalizar a Amazônia, pelo risco de deixá-la nas mãos de brasileiros, internacionalizemos todos os arsenais nucleares dos EUA. Até porque eles já demonstraram que são capazes de usar essas armas, provocando uma destruição milhares de vezes maior do que as lamentáveis queimadas feitas nas florestas do Brasil. Nos seus debates, os atuais candidatos à presidência dos EUA têm defendido a idéia de internacionalizar as reservas florestais do mundo em troca da dívida. Comecemos usando essa dívida para garantir que cada criança do mundo tenha possibilidade de ir à escola. Internacionalizemos as crianças tratando-as, todas elas, não importando o país onde nasceram, como patrimônio que merece cuidados do mundo inteiro. Ainda mais do que merece a Amazônia. Quando os dirigentes tratarem as crianças pobres do mundo como um patrimônio da Humanidade, eles não deixarão que elas trabalhem quando deveriam estudar; que morram quando deveriam viver.
Como humanista, aceito defender a internacionalização do mundo. Mas, enquanto o mundo me tratar como brasileiro, lutarei para que a Amazônia seja nossa. Só nossa!”

A preocupação maior deveria ser a preservação ao invés da internacionalização de um patrimônio ambiental, histórico e cultural.
E amanhã, tratarei do assunto das águas.

quinta-feira, 26 de abril de 2007

"A burocracia mata a natureza"

Escrito por Isa às 19:35:00

"A burocracia mata a natureza. Exija aprovação para as leis de preservação da Mata Atlântica.” Essa é a assinatura da campanha da agência de publicidade F/Nazca para a Fundação SOS Mata Atlântica que tem como objetivo mostrar a tamanha e desnecessária burocracia para a aceitação de novas leis a favor do meio ambiente.
Apesar da Lei para a conservação da Mata Atlântica já ter sido aprovada, colocá-la em prática parece ser um processo inatingível para nosso governo.
O filme trata-se de uma animação PB, e retrata animais sendo perseguidos por uma sombra negra que acaba encobrindo-os de vez. Por fim, percebe-se que esta escuridão desencadeia em uma gaveta de documentos mortos.
Veja o vídeo e "Exija que a lei da Mata Atlântica não fique só no papel".


terça-feira, 24 de abril de 2007

Greenpeace pede ajuda para "salvar" a Amazônia

Escrito por Jô às 23:45:00

No trabalho sobre ética e meio ambiente apresentado na sala de aula foi exibido um vídeo viral sobre o desmatamento na Amazônia. O filme, iniciativa da ONG Greenpeace, mundialmente conhecida, trata de maneira irônica o problema do desmatamento na região ao fazer uma paródia com um empreendimento (inexistente) chamado de "Amazon Place".
O filme termina dizendo: "Amazon Place, um pedaço do paraíso destruído para você". E, pede às pessoas que não deixem essa paródia se tornar realidade, filiando-se à ONG e ajudando desta forma a preservar a Amazônia.
Assista o vídeo:

"Lei dos Panfletos"

Escrito por Ju às 14:36:00


O texto de hoje foi inspirado pelo meu Pai. Ele não é ecologista e também não é associado a nenhuma ONG Ambiental. Mas é aquele tipo de pessoa que faz de tudo pra colaborar com a reciclagem.
Lá na minha cidade já existe coleta seletiva há alguns anos, mas não atende à toda a cidade (apesar da pequena extensão!).
Por isso meu pai junta latinhas; separa, lava e guarda as caixinhas de leite, garrafas pet e todo material reciclável que descartamos em casa. Depois ele leva tudo à uma ONG chamada "Ser Solidário". Essa organização desenvolve vários projetos educacionais e, para gerar renda, revende, recicla ou reutiliza os materiais doados pelo meu pai e por todos as outras pessoas que dedicam essa pequenina atenção "solidária".
Isso me fez pesquisar sobre os projetos de reciclagem de São João, onde encontrei: no dia 1º de Abril, a Câmara de Vereadores aprovou uma lei que obriga aos produtores de panfletos publicitários inserirem em seus materiais a frase "material reciclável; não jogue este material em via pública".
Os produtores têm 60 dias para se adequar a nova lei. Os infratores serão multados em R$ 500,00. Em caso de reincidência, a multa será de R$ 1.000,00.
Acredito ser essa uma boa iniciativa para reduzir a quantidade de lixo acumulado nas vias públicas; já que essa é uma das grandes causas contribuidoras das enchentes, principalmente aqui, na capital paulista.

segunda-feira, 23 de abril de 2007

Você sabe o que é uma APA?

Escrito por Lu Serejo às 17:30:00



Eu também não sabia. Mas ao pesquisar sobre projetos e acontecimentos em relação ao meio ambiente, para postar no nosso blog, descobri algo muito legal.
APA quer dizer Área de Proteção Ambiental, que considera áreas rurais e urbanas relevantes para o uso sustentável de recursos naturais (como reservas florestais) a fim de melhorar a vida nas comunidades associadas.
A partir do interesse público em preservar a natureza, juntamente com os governos Federais, Estaduais ou Municipais, poderão declarar determinadas áreas dos seus territórios de interesse para a proteção ambiental, a fim de assegurar o bem-estar das populações humanas, a proteção, a recuperação e a conservação dos recursos naturais.
Alguns exemplos de áreas cuidadas pelas APAs no Estado de São Paulo são: Campos do Jordão, Jundiaí, Serra do Mar,Represa de Ituparanga, Ilha Comprida e muitos outros.

domingo, 22 de abril de 2007

Para aproveitar o domingo de sol!

Escrito por Ju às 14:21:00


Para aproveitar o domingo de sol, aí vai uma dica de sobremesa leve, saúdavel e barata, utilizando ingredientes que, possivelmente, iriam para a lata do lixo!

Doce de Casca de Melancia

Ingredientes
2 xícaras de casca de melancia
1 1/2 xícara de açúcar R$ 0,07
1/2 xícara de água
1 colher (chá) de cravo R$ 0,02
Total R$ 0,90

Modo de fazer
Retire a casca verde da melancia aproveitando apenas a polpa branca. Corte em cubos pequenos ou passe pelo ralo grosso. Leve ao fogo em uma panela a água e o açúcar para fazer a calda. Junte os cravos.
Acrescente a polpa branca da melancia à calda. Deixe cozinhar até apurar.

Rendimento: 4 porções
Custo unitário: R$ 0,02
Valor calórico: 222,25 Kcal (a porção)
Tempo de preparo: 40 minutos

Fonte: Correio Braziliense (Correio Web)

sábado, 21 de abril de 2007

Biocombustível: muito além do álcool

Escrito por Ju às 13:29:00




Desde 2004 o Governo Federal em parceria com a Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz" - ESALQ/USP, em Piracicaba, incentiva a produção de novos métodos para obter energia à partir de combustíveis de origem vegetal, como cana-de-açúcar, óleos de madeira, derivados de leite ou até mesmo de gordura animal.
Esforços "acadêmicos" são responsáveis desde então pelo Pólo Nacional do Biocombustível, que agrega todos os trabalhos relativos à produção no ramo.
No Brasil o mais utilizado dos combustíveis vegetais é o álcool. Ainda assim, a produção desse danifica o meio ambiente: a queimada da cana-de-açúcar para posterior colheita favorece ao aumento do efeito estufa.
Porém, em alguns locais já há estudos sobre a utilização da palhada da cana, que permite a sua utilização como energia sem a necessidade da queima.
A iniciativa governamental com o Pólo Nacional do Biocombustível pode promover não só ambientalmente o país, mas também economicamente, já que necessita de grande quantidade de mão-de-obra no campo, para a produção das matérias-primas, além de potencializar a exportação de energia renovável no país e incentivar o desenvolvimento tecnológico agrícola.

sexta-feira, 20 de abril de 2007

Amazônia Viva

Escrito por Clarisse às 18:18:00


Que a Amazônia é a maior floresta tropical do mundo todo mundo sabe, mas que a quantidade de animais e vegetais desconhecidos compõem a biodiversidade imensa da floresta parece que quase ninguém se preocupa, isso por que os índices de desmatamento só aumentam.
26.130 Km2 de área desmatada na Amazônia, entre agosto de 2003 e agosto de 2004, foi a segunda taxa maior da história e equivale a mais de 8,6 mil campos de futebol por dia. Os grandes culpados por esses números são as indústrias madeireiras que exploram as árvores da floresta. Atuando de maneira irregular, a madeira é extraída ilegalmente, causando depredação do solo e da espécie.
Segundo dados do Instituto Nacional de Pesquisas (Inpe), em apenas um ano a destruição da Amazônia foi maior do que a área do Estado de Sergipe. Nos últimos três anos, os índices de desmatamento têm se mantido acima de 23 mil km2.
É evidente que a proteção da Amazônia é importante, significa preservar, além das inúmeras espécies da nossa fauna e flora, também o nosso patrimônio natural.

quinta-feira, 19 de abril de 2007

Inverno 2007 Sustentável

Escrito por Isa às 10:14:00



O último São Paulo Fashion Week Inverno 2007, teve como tema o "design sustentável", uma idéia ecológica e politicamente correta.
SPFW entrou em pareceria com The Green Initiative e e juntos lançaram o projeto "Neutralize-se", com a proposta de que moda e consciência ambiental podem e devem caminhar juntos na luta contra o aquecimento global e a perda da biodiversidade. Para que isso aconteça é fundamental uma conscientização que vise uma mudança comportamental por parte dos consumidores.
The Green Initiative desenvolveu a Calculadora Verde, que possibilita a cada um calcular a quantidade de emissões de Gases de Efeito Estufa emitidos em suas atividades cotidianas e, a quantidade de árvores que devem ser plantadas para neutralizar essas emissões. Essas seriam plantadas não só com a finalidade de absorver a mesma quantidade de CO2 que é emitida pela atmosfera, mas também para proporcionar melhorias locais como a biodiversidade brasileira
A calculadora ficou`a disposição dos convidados do SPFW na Bienal de São Paulo, e também em estandes localizados no MAM e no Shopping Iguatemi.

quarta-feira, 18 de abril de 2007

Sustentável 2007

Escrito por Jô às 19:11:00


Nos próximos dias 24, 25 e 26 de abril, São Paulo sediará o Sustentável 2007, 2º Congresso Ibero-Americano sobre Desenvolvimento Sustentável. Entre as principais instituições realizadoras do evento estão: CEBDS (Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável) e WBCSD (World Business Council for Sustainable Development), em parceria com a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), o Instituto de Estudos Avançados da Universidade da ONU (UNU/IAS) e o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA).
A Feira da Sustentabilidade acontecerá no Parque do Ibirapuera e os visitantes poderão ter contato com o conceito e as práticas do desenvolvimento sustentável através de oficinas de reciclagem, teatro e desenhos.
O tema do Sustentável 2007 é: “Mundo Sustentável: visão, papéis, riscos e senso de urgência” e tem como objetivo conscientizar as pessoas e empresas sobre alternativas a serem desenvolvidas para preservar o ecossistema do futuro.

terça-feira, 17 de abril de 2007

Horta nas grandes cidades

Escrito por Ju às 19:53:00


Pra quem pensa que o cultivo de hortas é coisa de interior, anda muito enganado. Comer hortaliças frescas, colhidas "dentro" de casa já é realidade nas grandes cidades.
Especialistas no assunto dizem que é possível cultivá-las num espaço ocioso como um jardim ou varanda de apartamento, ou até em vasos, caso a diversidade seja pequena.
As espécies mais comuns para o cultivo caseiro são o tomate, alface, cenoura, cebola e salsinha.
Além de reduzir as despesas de supermercado, as hortaliças produzidas na "varanda" também reforçam a alimentação da família. Podem servir de passatempo, ocupação ou mesmo terapia anti-estresse, pois, como citado anteriormente aqui nesse blog (Uma simples forma de ser feliz! Postado em 03/04/07), o contato com a terra promove a produção de serotonina.
Para produzir uma horta completa e diversificada, é necessário uma área de aproximadamente 30 metros quadrados.
Quer saber como criar e cultivar sua horta, passo a passo?
Acesse: www.ruralnews.com.br/visualiza.php?id=124

segunda-feira, 16 de abril de 2007

SOS Mata Atlântica cria fundos para preservação do meio ambiente

Escrito por Lu Serejo às 21:39:00


Na última sexta-feira (13/04) a cidade do Rio de Janeiro presenciou a criação de dois fundo para o Programa Costa Atlântica, a fim de preservar as zonas costeiras e marinhas.
Com a contribuição de R$ 1 milhão da empresa Copebrás e R$ 1 milhão do Banco Bradesco será possível além de conservar, conduzir o desenvolvimento do meio ambiente e promover a sustentabilidade das áreas marinhas.
É uma medida importante e invejável, já que o desmatamento de florestas e a extinção de animais é algo muito grave que o Brasil tem presenciado, e a natureza sofrido.

domingo, 15 de abril de 2007

Luta contra o aquecimento global

Escrito por Jô às 23:45:00

Os anúncios criados pela agência de Nova York Ogilvy and Mather para Environmental Defense, The Robertson Foundation e The Ad Council, três tradicionais instituições não-governamentais dos EUA, têm o intuito de juntar os americanos na luta contra o aquecimento global.
A campanha conta ainda com o site www.fightglobalwarming.com. Nele, são encontradas dicas de produtos para amenizar a poluição da atmosfera, cuidados para adotar com o lixo caseiro e outras dicas para combater o aquecimento global.
Assista o vídeo da campanha:

sábado, 14 de abril de 2007

Gazeta Mercantil verde

Escrito por Jô às 10:49:00


O jornal A Gazeta Mercantil será o primeiro jornal impresso da América Latina a “neutralizar” o CO2 em uma edição semanal, a partir do dia 26 de abril. Para isso, a empresa plantará árvores em volume correspondente ao CO2 produzido por ela.
Os leitores da Gazeta também contribuirão nesta ação se fizerem uma ‘assinatura verde’ do jornal. Com ela, os anunciantes terão seus anúncios “neutralizados” e os fornecedores serão estimulados a adotar práticas ambientais.
A linha editorial do jornal contará com reportagens sobre o aquecimento global e haverá um blog para discussão do efeito estufa.
A conta verde do jornal é de responsabilidade da agência novaS/B, que já neutralizou a emissão de 7,2 toneladas de CO2 com a plantação de quase 400 árvores numa reserva da Floresta do Futuro, da SOS Mata Atlântica.

sexta-feira, 13 de abril de 2007

Extinção à vista

Escrito por Clarisse às 19:43:00



Baleias são mamíferos!!! E não peixes, como estão sendo tratadas por anos pelas indústrias baleeiras.
A caça às baleias começou no século XII, no Atlântico Norte. No século XIX, Estados Unidos, Japão, Noruega, Inglaterra, Rússia, entre outros países continuaram a captura com fins comerciais, utilizando arpões de mão. Porém, em 1920, a exploração se agravou, quando a atividade adquiriu características industriais como um arpão com granada explosiva na extremidade que, ao ser lançado de um canhão, permitia atingir e matar com precisão uma baleia, qualquer que fosse seu tamanho. Em 1931, 30 mil baleias-azuis (o maior animal vivo da Terra) foram mortas. Espécies, como a baleia-franca-do-norte, quase foram extintas do planeta.
O número de baleias assassinadas chega a quase 2 milhões neste século. Para conter o ritmo da exploração, a CBI (Comissão Baleeira Internacional) declarou a moratória da caça por tempo indeterminado em 1986. Contudo, o japoneses utilizam o argumento da “caça científica” para continuarem com a matança.
O Greenpeace, a internacionalmente famosa entidade ambiental, fez sua primeira ação-direta pela proteção das baleias, em 27 de junho de 1975, ao posicionar seu bote entre um navio baleeiro e uma baleia prestes a ser caçada. Um arpão com 80 quilos de explosivos é disparado em direção à baleia, e por pouco não atinge as cabeças dos ativistas. A baleia não resiste, mas sua morte sangrenta é documentada num filme e transmitida pelos canais de TV ao redor do mundo.
Para saber mais sobre a caça às baleias e outras atividades do Greenpeace: www.greenpeace.com.br

quinta-feira, 12 de abril de 2007

Casamento ecológico

Escrito por Isa às 10:36:00


Neste último domingo, 8 de abril, aconteceu o primeiro casamento ecológico na cidade de São Paulo. Debaixo da chuva, o ocorrido foi no Parque Trianon situado na Avenida Paulista.
Os noivos Rafael Velasco Megías, engenheiro espanhol e Sabrina Campos, presidente de um instituto voltado para projetos sociais, declararam que planejaram seu casamento de forma socialmente justa e ecologicamente correta pois não queriam ocasionar nenhum prejuízo ao planeta. Todos os "gastos ambientais" como água, energia elétrica e emissão de poluentes que foram utilizados na festa serão recompensados pelo plantio de 30 árvores na Terra.
O vestido de Sabrina foi feito por costureiras do Capão Redondo, a maquiagem por adolescentes que integram o Projeto Tesourinha de São Paulo e a tiara por presidiárias do Distrito Federal, acompanhados por sandálias de pneu reciclada nos pés.
Os noivos contaram com a ajuda de 14 ONGS que patrocinaram os gastos totais de R$5 mil do acontecimento.
O compromisso foi oficializado com a troca de anéis de coco comprados `a R$1,00 na Praça Benedito Calixto.
A trilha sonora do casório foi de Maracatu, com a participação da avó da noiva de 84 anos que cantou
tango; de lembrancinha os convidados receberam massagens feitos por massaoterapeutas cegos.

quarta-feira, 11 de abril de 2007

Desmatamento ajuda?

Escrito por Jô às 23:55:00


Através de pesquisas, cientistas norte-americanos descobriram um fato que vai contra o que muitos dizem ser uma alternativa contra o aquecimento global.
Foi descoberto que em florestas tropicais, o desmatamento teria uma ação refrigeradora da Terra, ajudando assim a luta contra o superaquecimento, e que em regiões mais frias, de florestas boreais, as árvores estão contribuindo contrariamente ao esperado, pois elas absorvem mais radiação solar por causa de sua cor escura, e assim aquecem a Terra.
Mas, apesar dos resultados obtidos, os cientistas dizem que são a favor do reflorestamento, e que o nosso principal objetivo deve ser justamente proteger os ecossistemas naturais, como a água, o solo e as fontes de matéiras-prima.

terça-feira, 10 de abril de 2007

Live Earth

Escrito por Ju às 14:07:00


Sete cidades participarão de um evento para conscientização sobre as mudanças climáticas mundiais. O "Live Earth" acontecerá no dia 7 de julho, com shows em Johannesburgo, Londres, Nova Jersey, Rio de Janeiro, Xangai, Sydney e Tóquio. Segundo a agência de notícias Reuters, Madonna e Red Hot Chili Peppers confirmaram presença ao evento de Londres.
A inspiração partiu do "Live 8", de Bob Geldof, que ocorreu no ano de 2005. Similar aos shows de julho desse ano, os concertos foram realizados em diversas metrópoles do mundo, e manifestavam-se contra a pobreza.
Na versão do "Live Earth" de Londres, ainda estão confirmados Beastie Boys, Black Eyed Peas, Corinne Bailey Rae, Duran Duran, Genesis, James Blunt e Snow Patrol, que se apresentaram no estádio de Wembley.
Para obter ingressos do show de Londres, o cadastramento ocorre entre 13 e 16 de abril, no site www.livenation.co.uk/liveearth.

Ainda sobre conscientização ambiental
A cantora Sheryl Crow inicou hoje uma turnê para conscientização de universitários americanos sobre o aquecimento global. A primeira universidade visitada foi a Southern Methodist University, em Dallas. A turnê vai até 22 de abril, com encerramento em Washington. Os shows são realizados dentro das salas de aula e o projeto está se alastrando, com ajuda de várias outras celebridades como Leonardo DiCaprio, Robert Redford e Daryl Hanna.

segunda-feira, 9 de abril de 2007

Por que não visitar mais os parques e reservas do país?

Escrito por Lu Serejo às 20:22:00


Como todos sabem, devido ao tão falado aquecimento global, o Brasil tem perdido uma porcentagem significativa de sua fauna e flora ao longo dos anos.
O assunto pode estar batido, mas é de extrema importância e devemos fazer algo para reverter essa situação. Porém, ao invés de propormos soluções que nem sempre competem à nós, cidadãos, podemos pensar em coisas mais simples como preservar e usufruir da natureza que ainda nos resta.
Mas aí você pode estar pensando, nas cidades não temos contato com a natureza.
Claro que temos! Calma, gente, não sou louca. Mas garanto que muitas pessoas se esquecem dos parques e reservas florestais que temos à nossa volta, em todo o estado de São Paulo.
Não estou falando só do Parque Ibirapuera, Villa Lobos ou da Aclimação, mas sim de reservas como a Estadual das Águas da Prata (no município de Águas da Prata), a Florestal do Morro Grande (em Cotia), o Parque Estadual Intervales (Ribeirão Grande) e o Parque Estadual Serra da Cantareira.
Se não existe interesse da população por esse tipo de passeio ou contato, não é só por desinteresse. Segundo a geógrafa Andrea Zimmermann, "o que pode parecer uma falta de interesse dos brasileiros reflete, na verdade, a precariedade da gestão dos parques nacionais; eles oferecem poucos atrativos e enxergam os visitantes como ameaça à preservação da natureza"
Segundo a tese de mestrado de Andrea, faltam edificações, trilhas, equipamentos e pessoal para atendimento ao visitante.
Então, vamos lá, gente. Só nos resta exigir uma melhoria neste setor e mostrarmos que não somos ameaça ao meio ambiente para poder aproveitá-lo enquanto podemos.

domingo, 8 de abril de 2007

Serra da Paulista

Escrito por Ju às 19:07:00


Ontem visitei um laticínio, na Serra da Paulista, São João da Boa Vista novamente. Vi até filhote de búfala nascer! E aqui há novamente a adoção da "responsabilidade social", que agora partiu da própria Prefeitura Municipal.
Já há alguns anos a administração da minha cidade vêm praticando um programa de desenvolvimento sustentável para a região, nas áreas de Turismo, Agricultura, Artesanato e Meio Ambiente.
Nas encostas da Serra da Mantiqueira, de rica biodiversidade e quase totalmente extinta do país, o local hoje possui alto potencial turístico, em vias da totalidade do desenvolvimento pela exploração "ambiental responsável".


A estrada que dá acesso às comunidades produtoras recebeu asfalto e placas de trânsito, que indicam também os melhores locais para fotografar a vista da Serra, os chamados Mirantes, além dos nomes populares que cada região serrana possui (Serra do Deus me Livre, por exemplo, que recebe o nome pela altitude elevada e curvas sinuosas).
E essa foi uma das razões pelas quais os pequenos proprietários e artesãos de lá se uniram para promover a cidadania, cultura e empreendedorismo.
Uma dessas uniões, rendeu a formação da Cooperativa de Artesanato de Design da Serra da Paulista, a CADESP, que promove o sustento de diversas famílias. E esse é apenas um dos projetos que fazem parte do Programa Municipal de Desenvolvimento da Serra da Paulista.
Para saber mais sobre a região, acesse ao site da Comissão de Turismo de São João da Boa Vista: www.ctur.org.br, no link Serra da Paulista.

sábado, 7 de abril de 2007

Responsabilidade Social

Escrito por Ju às 18:27:00


Responsabilidade Social: palavra da moda.
Mas o que isso significa?
Com o desenvolvimento da globalização, a disparidade entre as classes sociais tornou-se ainda mais notável. Para amenizar essa situação, as empresas passaram a utilizar-se da filantropia, ou seja, de qualquer ação externa que beneficiasse a comunidade de seu entorno (funcionários, fornecedores de matéria-prima, entre outros).
No mundo publicitário, esse tipo de ação recebe o nome de parceria do ganha-ganha. A empresa ganha ao expor suas práticas benéficas ao mercado consumidor e desenvolve culturalmente e financeiramente as comunidades que participam de seu programa de inclusão social.

Um exemplo
A Natura, empresa nacional de cosméticos, desenvolveu uma linha especialmente focada na responsabilidade social.
A linha Ekos, que teve diversos motivos para inspiração de seu nome - do grego oikos, nossa casa; ou do tupi-guarani ekó, vida; também do latim echo, eco, este último recebe a seguinte justificativa: "Somos eco de todos os povos que viveram e conviveram com a natureza, antes de nós" (
www.natura.net) - utiliza extratos vegetais, óleos, cores e texturas similares as naturais.
Além disso, os produtos são biodegradáveis e estimulam (ou mesmo utilizam) embalagens descartáveis. São produzidos de forma sustentável, pois permitem a renovação das fontes naturais originárias.
Para saber mais:
http://www.natura.net/port/hotsite/ekos/index.asp

sexta-feira, 6 de abril de 2007

Dicas para economizar

Escrito por Clarisse às 15:29:00


Na edição 439 a revista Época divulgou 15 dicas para colaborar com o meio ambiente. A maioria é evidente, apesar de não serem praticadas. O que pretendo aqui é mostrar as dicas curiosas e práticas, aquelas que não imaginamos que ajudam a preservar natureza.

-Prefira produtos biodegradáveis: a maioria dos produtos de higiene e limpeza são à base de cloro, o que dificulta a sua degradação, substitua-os por produtos feitos com vinagre.
-Consuma menos carne: a pecuária bovina é a maior responsável pelo desmatamento no Brasil. Além disso, a produção de suínos e aves consome grande parte da produção de grãos, o que pressiona as florestas. A suinocultura também é responsável pela contaminação de rios, lagos e represas.
-Diminua o uso de embalagens: ao invés de usar várias sacolas plásticas em mercados, prefira usar apenas uma se for suficiente.
-Evite utilizar produtos descartáveis: a quantidade de produtos plásticos descartáveis jogados no lixo diariamente é exorbitante.
-Evite transporte individual: Somente na região metropolitana de São Paulo, os automóveis são responsáveis por 88% do 1,5 milhão de toneladas de monóxido de carbono despejadas diariamente na atmosfera.
Para se informar mais sobre as quinze dicas para colaborar com o ambiente, clique aqui.

quinta-feira, 5 de abril de 2007

Dongtan não é a única

Escrito por Isa às 11:52:00


Outras cidades se inspiraram no projeto da cidade chinesa para melhorar e preservar o meio ambiente. São Paulo é uma delas.
Recentemente em São Paulo foi inaugurado o primeiro prédio erguido de forma sustentável para abrigar um banco.
Além disso, nesta nesta última segunda-feira, 2 de abril, José Serra (PSDB), o governador de São Paulo, juntamente com Xico Graziano, secretário do Meio Ambiente, lançaram um plano de 21 projetos para o setor que deverão entrar em prática até 2010.

Confira alguns pontos do plano:

Para o uso da água: regulamentação da cobrança pelo uso desta no Estado de São Paulo e aplicar a medida em 70% das 21 bacias hidrográficas até 2010.
No Ecoturismo: estimular o aproveitamento turístico dos parques estaduais, principalmente os situados na Mata Atlântica.
Para as pesquisas ambientais: deverão ser aumentadas de 500 para 1 mil os projetos e programas de aquecimento global a bioprospecção.

A primeira cidade ecológica

Escrito por Isa às 10:54:00


Dongtan, na China, é o nome da primeira cidade ecológica a ser construída no mundo. A primeira fase do projeto está prevista para 2010 e deve abrigar 50 mil pessoas, já para o ano de 2040 a pretensão é de abrigar cerca de 500 mil.
A cidade será construída na ilha de Manhattan e ocupará três quartos de seu total.
Hospitais, escolas, casas e indústrias high-tech serão construídas de forma sustentável. No teto de casas e prédios as telhas serão cobertas por grama ou hortas a fim de manter os ambientes frescos e de absorver a água da chuva.
A comida virá principalmente de fazendas próximas de Dongtan, 80% do lixo será reciclável, a água será reaproveitada, a energia elétrica será gerada por fontes alternativas e os ônibus serão sustentados por meio de baterias elétricas.

quarta-feira, 4 de abril de 2007

Vacas podem diminuir efeito estufa no planeta

Escrito por Jô às 11:17:00


Pílulas antiarrotos para vacas foram desenvolvidas pelo cientista alemão Winfried Dochner com intuito de diminuir a emissão de gás metano pelos animais.
A "Bolus", nome dado às pílulas, pode ser considerada como mais uma ação contra o aquecimento global, pois as substâncias microbióticas presente nela ajudarão a digestão do animal, permitindo assim uma queda significativa do efeito estufa.
Com o uso da "Bolus" o metano ao invés de ser liberado pela vaca ao arrotar, será usado para produzir glicose no organismo do animal.

terça-feira, 3 de abril de 2007

Uma simples forma de ser feliz!

Escrito por Ju às 01:12:00


Nessa semana de folga, voltei para meu refúgio, “lar, doce lar”, para o aconchego dos meus pais, na pequenina São João da Boa Vista, 77 mil habitantes, interior do estado de São Paulo, divisa com o estado de Minas Gerais. E sempre que venho pra cá, reencontro os velhos amigos e relembro histórias engraçadas, as quais possivelmente não teria vivido se tivesse passado a infância numa metrópole como São Paulo.
Cresci subindo em árvore, caçando formiga, e pegando jabuticaba no pé. No interior a convivência com a natureza sempre é mais próxima, para inveja de muitos amigos paulistanos!

Mas por quê escrever sobre isso?
Ontem vi uma notícia interessante, no site da BBC Brasil. Cientistas britânicos estão desenvolvendo uma pesquisa sobre como o humor das pessoas é afetado de acordo com o contato que elas têm com a terra. Terra com “t” minúsculo. Isso mesmo! Brincar na “sujeira” estimula a produção de serotonina, substância responsável pela sensação de felicidade no organismo. O estudo foi realizado em pacientes com câncer. Eles foram submetidos à exposição de bactérias originárias do solo, e apresentaram uma melhora significativa na qualidade de vida, aumento do humor e imunidade.

Será então esse o motivo do mal do século? O estresse é causado pela falta do contato humano com a natureza?
Mais um motivo para preservamos o meio ambiente e passarmos mais tempo ao ar livre, longe da poluição caótica dos grandes centros urbanos!
Ainda na “minha São João”, é possível conviver bem de pertinho com as cachoeiras, valer-se da bela vista da Serra da Mantiqueira e apreciar um magnífico pôr-do-sol da varanda de casa. Andar nas ruas com o vidro do carro aberto e sentir o vento fresco do fim de tarde bater no rosto.
Não vejo razões, portanto, para que poupemos esse convívio com o ambiente natural, já que ele só tende a nos trazer benefícios.
Ah, que sorte eu tenho!

segunda-feira, 2 de abril de 2007

Já ouviram falar em algum avião que funcione à pilha?

Escrito por Lu Serejo às 14:24:00

É isso mesmo. Oito Universidades juntamente com empresas, criaram na Espanha um Boeing que funcionará a base de pilhas e baterias, e terá vôos experimentais previstos ainda para este ano.
A pilha que "funcionará como combustível" transforma diretamente o hidrogênio em eletricidade e calor sem combustão. Assim, além de não emitir CO2 (o que é ecologicamente correto) é também mais silencioso.
O protótipo tem 16,3 metros de envergadura e poderá voar a uma velocidade de 100 km/h.
A tecnologia das pilhas de combustível ainda está muito longe de ser usada nos transportes aéreos. De qualquer maneira é algo muito benéfico ao planeta e que vale a pena esperar.