Fuga dos poluidores
Escrito por Clarisse às 16:12:00

A última edição da Revista da Folha reflete bem a invasão verde que estamos presenciando. A revista dedicou a matéria principal aos neutralizadores de CO2 e o colunista Sérgio Dávila descreveu simplificadamente o "boom das sacolas de lona".
Neutralizadores de CO2: Um concerto da Madonna, uma festa de casamento, uma corrida de táxi. Eventos que colaboram com a destruição da camada de ozônio, pois os processos envolvidos implicam na emissão de carbono no ar. Para neutralizar a culpa, os poluidores partem para o prático: plantam uma árvore. Há várias maneiras de se fazer isso, o site Carbono Neutro (http://www.carbononeutro.com.br/) calcula a quantidade de carbono emitido e converte em mudas de árvores. É claro que a medida não é instântanea, demora 30 anos para a muda virar uma árvore apta para compensar o carbono, mas os resultados com certeza serão vistos pelos nossos filhos.
Sacolas de lona: Sérgio Dávila faz uma crítica irônica à "onda verde", na sua coluna América. Ele relata que os seguidores dessa onda não são mais motivados pela consciência, mas sim pela vergonha. As pessoas são tão induzidas a se converteram à esse estilo de vida, que mais parece uma crença, que o único intuito é de fazer parte da massa. Empresas, produtos, mídia, celebridades, políticos, todos levantam a bandeira verde agora. O que por um lado é bom, cada um faz a sua parte, mas por outro não, já que valoriza ainda mais o consumismo e maqueia o real problema do disperdício.